Um blogue para mais uma Comissão de Inquérito, desta vez ao Banif

Banif-Santander

Cá estamos, mais uma vez, um ano depois, para mais uma Comissão de Inquérito, desta vez ao Banif. O banco, fundado em 1988 por Horácio Roque, nunca competiu com os maiores do país, mas tinha grande implantação nas Regiões Autónomas. Esteve para ser angolano, depois da Guiné Equatorial, e acabou nas mãos do Santander, depois de uma injeção de 3000 milhões de euros.

Depois de várias crises, falências e inquéritos, a única mudança tem sido mesmo a nossa especialização forçada em complexos temas financeiros. No Banco de Portugal, assim como na maioria da Assembleia da República e nos governos, a paralisia mantém-se. O tão necessário debate sobre o futuro do sistema bancário português continua refém de ideias velhas, e da falta de vontade em encarar o problema de frente.

Este blogue, à semelhança do que aconteceu na Comissão de Inquérito ao BES, pretende dar um (modesto) contributo para esse debate. Pretende, acima de tudo, descodificá-lo, traduzi-lo para ‘português que se entenda’. Se, afinal, o sistema bancário é tão importante para exigir que, caso após caso, seja sempre salvo pelo dinheiro público, então é bom que se compreenda o que aconteceu, porque aconteceu e como aconteceu.

Encontrarão neste blogue, que durará o tempo da Comissão de Inquérito, informações sobre os trabalhos, as audições e a documentação recebida. Como antes, um glossário com os termos mais recorrentes, uma cronologia atualizada e, sempre que possível, artigos sobre os assuntos mais importantes em discussão. Esperemos que nunca mais seja necessário ressuscitá-lo, pelo menos não pelo mesmo motivo.

 

Anúncios

12 thoughts on “Um blogue para mais uma Comissão de Inquérito, desta vez ao Banif

  1. Há que obrigar esse senhor a mostrar os documentos, pois já basta a desconfiança que todos temos dele…já basta ter visto e sabido como ele e o PPC mais a MA destruíram o BES num fim de semana deixando o Banif que vinha desde 2012 e a preocupação deles foi apenas o BES…porquê? talvez porque havia a Tecnoforma amigos do PPC que tinham ou tem uma divida de cerda de 500 milhões ao BES…será que foi isso um dos factores? a verdade ate pode estar ai nesse documento…daqui a pouco já ele destruiu o que não quer mostrar e depois acaba por entregar o que não tem interesse…desta gente eu já desconfio de todos…Vejam como na França hoje veio publicado que afinal as escutas ao Sarkozy vão ser divulgadas…porque continuamos a ter em Portugal esta classe toda poderosa…sabendo nós do que nos tem feito? haverá alguma razão para isto continuar? eu nem que fosse a força esse senhor havia de mostrar esse documento..nem que fosse a ultima coisa que eu fizesse…onde já se viu isto? Drª Mariana faça tudo que puder para que este documento seja do vosso conhecimento…porque de certeza que existe ai a prova que nos falta para correr com esse incompetente e sem indemnizações…pois é disso que eles gostam..

    Francisco Gomes

    No dia 22 de março de 2016 às 17:12, Disto tudo escreveu:

    > marianamortagua posted: ” Cá estamos, mais uma vez, um ano depois, para > mais uma Comissão de Inquérito, desta vez ao Banif. O banco, fundado em > 1988 por Horácio Roque, nunca competiu com os maiores do país, mas tinha > grande implantação nas Regiões Autónomas. Esteve para ser ango” >

    Gostar

  2. Aguardo expectantemente as cenas dos próximos capítulos, aqui traduzidos pela voz de uma profissional por quem nutro uma sincera admiração e simpatia.
    Boa sorte Mariana!
    Filipe

    Gostar

  3. Pingback: Deputada “traduz” inquérito ao Banif para português no blogue Disto Tudo

  4. Parabéns pela primeira intervenção Mariana! Atrevo-me a classificá-la como a melhor até agora, indicando que será melhor encomendar mais água, pois a boca do senhor Marques dos Santos está muito seca… Aprovo inteiramente o método de trabalho utilizado pelo BE, sempre em busca do esclarecimento, sem querer saber se fere mais à direita ou mais à esquerda nos partidos do arco de governação.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s