O que os administradores da PT ainda não conseguiram explicar

Segundo a auditoria interna da PT, desde pelo menos 2007 que metade do excedente de tesouraria da PT era colocado no BES e no GES, quota que foi subindo até aos 80%, em valor acumulado (ou seja, contando com as renovações dos investimentos):

2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013
GES/BES (%) 48% 59% 70% 60% 63% 78% 80%

É verdade, desde 2000 que a PT tinha uma parceria estratégia com a Caixa Geral de Depósitos e o BES que previa tratamento preferencial e recíproco da operadora para com os dois bancos. Mas ao contrário do que foi sendo dito, e mais uma vez em termos acumulados, a repartição entre CGD e BES não era equitativa. Se analisarmos anualmente, sem contar com as renovações, no ano da venda da VIVO os recursos foram repartidos entre os dois bancos, mas essa não era a regra (a CGD tinha muito menos de metade dos fundos destinados ao BES/GES).

Para além da excessiva concentração, as auditorias não encontraram evidência de que tenham sido efetuados estudos de mercado comparativos (com outros produtos de investimento), ou que tenham sido cumpridas as regras internas de decisão e aprovação destas operações. Não existia também registo de contas atualizadas da ESI ou Rioforte, ou avaliações de rating destas empresas.

A forma como, numa das maiores empresas do país, investimentos em tranches de 200 ou 500 milhões de euros eram decididos e aprovados ainda permanece um mistério. Tudo é pouco claro, inclusive a informação que a PT foi prestando ao longo dos anos sobre o destino dos seus fundos de tesouraria.

Em vários Relatórios e Contas era possível ler, sobre os riscos de crédito da PT: “ Com o objetivo de mitigar este risco, a política da Portugal Telecom é a de investir em aplicações de curto prazo, junto de instituições financeiras diversificadas e com reputação no mercado”. O que é que há de errado com esta informação? Em primeiro lugar as instituições não eram, de facto, diversificadas. Em segundo lugar, investimentos não se restringiam a instituições financeiras – ESI e Rioforte eram empresas do ramo não financeiro.

Mais, ao referir-se aos investimentos de curto prazo, nunca foi feita qualquer referência à elevada exposição ao GES.

Ambos estes exemplos são retirados do relatório de 2011 mas há vários, de outros anos, com as mesmas omissões. Nos relatórios de 2012 e de 2013 há inclusivamente uma nota que identifica investimentos que se sabem hoje ser no GES como sendo em títulos da própria PT.

E eis que chegamos aos primeiros meses de 2014. Quem sabia? A confusão sobre se, à data das ultimas operações, a tesouraria estaria concentrada na PT SGPS (sob o controlo de Granadeiro) ou na PT Portugal (sob o controlo de Bava) é importante mas também enganadora.

Enganadora porque o problema não está apenas nas ultimas operações que deram prejuízo, mas em todas as outras, que se prolongaram durante anos ao arrepio de tudo o que as boas práticas recomendariam. Importante porque revela o grau de informalismo com que estas decisões eram tomadas – de tal forma que é impossível provar quem controlava a tesouraria de uma gigante multinacional.

A acompanhar tudo isto, sobram contradições entre os administradores da PT e do BES, cada um com uma versão diferente dos mesmos factos.

Nota: Os dados divulgados foram tornados públicos durante as audições de Zeinal Bava e Henrique Granadeiro.

Anúncios

4 thoughts on “O que os administradores da PT ainda não conseguiram explicar

  1. Exa. Sra.
    A muitos anos que ando afastado da politica. Creio que a ultima vez que exerci o meu direito/dever de votar foi ainda no primeiro mandato dessa pessoa de boliqueime como primeiro ministro. Depois de assistir a tanta palhacada na nossa vida politica, eu prefiro chamar-lhe de COSA NOSTRA, desisti completamente de acreditar na palavra politica e principalmente politicos, especialmente falando nos politicos portugueses.
    Tem sido tantos os escandalos, os roubos, os desvios, os esquemas mafiosos em que todos se cobrem uns aos outros, que Portugal e realmente o paraiso dos ladroes. E digo-lhe mais, quem inventou a expressao “o crime nao compensa” nunca esteve em Portugal.
    Eu como cidadao portugues, desacreditei completamente da COSA NOSTRA ( vida politica portuguesa ), caso talvez unico no mundo, ou com semelhancas em alguns paises corruptos da America Latina, continente com o qual “CURIOSAMENTE” alguns politicos e empresarios mafiosos insistem em manter relacoes.
    Entao vejamos. Arruina-se um banco. Nao. Usei a expressao errada, ROUBA-SE um banco (BPN) e todos os ladroes envolvidos directa ou indirectamente nao sao chamados a justica. NEM UM ! Relembro as imagens desse Houdini chamado Dias Loureiro, que olhava e falava com desprezo e superioridade, com as pessoas que o interrogaram na comissao parlamentar. E evidentemente a comissao parlamentar nao deu em nada, como NENHUMA comissao parlamentar deu e NUNCA ira dar . Porque nas comissoes parlamentares basta dizer que se esquecem ou nao fazem ideia das coisas e pronto. Dou-lhe o exemplo do seu excelente desempenho na comissao parlamentar em que esse maestro, esse ser supremo que e tao bom, ganhou tantos milhares ou milhoes em premios, foi ate condecorado por essa pessoa de boliqueime, nao faz ideia onde param 900 MILHOES. Repare, nao sao 90 ou ate 900, ou va la, 9000 euros. Sao 900 MILHOES !!!!!! E o gajo nao sabe, nem tem que saber, segundo ele claro….. Agora diga-me sinceramente. Acha que alguma coisa vai sair daqui? Claro que nao. E a COSA NOSTRA em todo o seu explendor.
    Outro caso ridiculo do conhecimento de todos, os famosos supositorios alemaes. O povo portugues teve o pior sexo anal de sempre. Sem querermos ou precisarmos, esse Dom Quixote da politica, que por acaso a uns anos atras quando ainda tinha a pele cinzenta e nao tinha os dentes todos, disse numa entrevista que politica nem pensar, e ate dizia mal dos politicos…. E normal, alguem que se demite irrevogavelmente e depois volta, das tres uma. Ou e tolinho ou nao sabe portugues, ou a mama e mesmo muito boa. Cheira-me que e a terceira opcao. Bom, continuando. Sabendo que o pais nao tem dinheiro para mandar tocar um cego, esse Dom Quixote assina um contrato de caracteristicas altamente duvidosas e penalizantes para o pais que e suposto defender. Isto segundo tudo o que se le claro. Ora diz-se, porque eu nao sei de nada, que ate aquele camarada do PSD, que apenas por um mero acaso…. tambem esta metido ate ao pescoco no esgoto BPN, e diz-se que anda a matar sras. no Brasil, mas isto e o que se le…. recebeu um milhaozito. Ora, eu, que sou muito estupido, vou analizar esta compra de supositorios aquaticos. Precisamos disto? NAO. Portugal e um pais pobre devido aos roubos da COSA NOSTRA e a anos constante de ma governacao e somos membros da Nato. Ja ha muito supositorio Frances, Ingles e Americano nas nossas aguas. Temos dinheiro para comprar e sustentar isto? NAO ! Isto vai afundar Portugal? SIM. Ora, eu, Ze Povo, que ate sou muito estupido, com 3 simples perguntas verifiquei que a compra de submarinos e perfeitamente inviavel e lesa em muito os interesses nacionais. Agora das duas uma. Ou eu sou mesmo muito estupido e esse sr. e um visionario….. ou eu sou muito inteligente e esse sr. e muito estupido…. Tambem ha a questao da mama. Do tacho. Ora agora a outra pergunta que faco e: Entao madou-se tirar varios sistemas que eram supostos vir no contrato e pagou-se o mesmo??? Ou seja. Eu vou comprar um carro com ar condicionado, vidros electricos, tecto de abrir e depois peco para retirar tudo e pago o mesmo?? Epa! Sou mesmo muito ESTUPIDO ! Ou sera a mama???
    BES. Ora sobre o BES ja tudo o que interessava foi dito. O que nao interessa e para omitir e nao e para ser questionado nas comissoes parlamentares. Para que??? Com todo o respeito, as comissoes parlamentares lembram-me aqueles teatros de fantoches para criancas, para iludir os miudos. Muito giro enquanto dura e quando acaba, pronto. Nao da em nada!
    Entao e a sobre valorizacao astronomicas das accoes da SLN dessa pessoa de boliqueime e da filha? Vamos la analizar os factos outra vez. Essa pessoa de boliqueime e professor de economia certo? Essa boliqueimiano quando comprou as accoes ao camarada Loureiro, e quando percebeu que as accoes tinham valorizado mais que as accoes das grandes empresas honestas e lucrativas da Europa e EUA, nao tinha obrigacao de questionar o amigo tipo: Oh camarada, nao acha que isto esta assim um bocadinho acima do previsto? Sabes, e que eu sou presidente e economista, portanto tenho obrigacao de saber que isto esta a lesar um banco e o ze povo, e como presidente tenho que defender os interesses do meu pais. Como economista, professor universitario, tenho que saber uma equacao muito simples que e: Quando a esmola e grande, o pobre desconfia”.
    Depois temos o pinoquio coelho. Esse Deus da verdade. O tal que nao aumenta impostos, que nao sacrifica o povo, isto antes das eleicoes claro, e depois subjuga o pais e o povo aos nazis. Ora parece que o sr. nao descontou para a seguranca social durante 4 anos. Ainda por cima, a ministra vem logo a correr a dizer que ele foi vitima de um erro!!!!!! Ora temos aqui varios pontos de analise. Se ele foi vitima de um erro tao grosseiro, entao a malta da seguranca social deveria ser despedida certo? Ou tal como no caso da PT, premeia-se a incompetencia em Portugal? Entao e ele pagou com juros??? Se eu me esquecer de pagar uma SCUT, mais uma maravilha da COSA NOSTRA em que o Estado e altamente lesado, pago 200 ou mais euros de multa por uma portagem de 5, e ele anda 4 anos a mama e nao paga nada??? Ah! foi vitima de um erro processual coitado.
    Segundo um dos magnificos…. discursos dele (da treta), quem nao paga seg social tem que ser punido ou e porque nao trabalha. Se calhar e a primeira verdade que se ouve da boca dele. Nao se trabalha nao se desconta. Entao ele andou 4 anos a fazer o que??? Sem trabalhar??? Realmente para fazer o que fez mais valia estar quietinho.
    Agora vem ai as eleicoes. Ahh la vai o ze tuga atras das canetas, das sacas plasticas que agora ate pagam imposto, com a esperanca de ouvir mais balelas. Se todos fizessem como eu, ficariam em casa e com uma taxa de abstencao de 100%, queria ver esses Ali Babas a comerem-se uns aos outros a ver quem fica com o trem de cozinha!
    Para terminar, ainda me lembro de um jovem deputado do PSD que ficou tao entusiasmado com tanta regalia que os deputados tem que ate disse que ia doar uma percentagem do ordenado. Claro que os tubaroes cairam-lhe logo em cima. Mas o e que curioso e que sabendo da situacao miseravel em que se encontra Portugal, ainda nao vi NENHUM, repito, NENHUM partido pedir para se rever a SERIO as regalias dos deputados….
    Ha uma solucao para isto minha sra. Isto nao vai la com palavras nem com comissoes parlamentares. A solucao e o povo sair a rua, pegar em tudo o que encontrar e fazer uma revolucao a serio, do povo, pelo povo e para o povo. Nao uma palhacada como foi o 25 de Abril. O 25 de Abril foi a abertura da porta para a entrada desta comandita de ladroes e mamoes que arruinou o pais. No tempo em que Portugal dominava o mundo, a traicao a patria era punivel com a pena de morte. Eu sou a favor da readopcao dessa lei, especialmente para os politicos que traem a mae patria. Quando se nasce portugues, deve-se morrer portugues, com orgulho de uma grande nacao com seculos de historia e nao com a lembraca de uma nacao saqueada por larapios, com o consentimento do povo claro.
    Bem haja.

    Gostar

  2. Já não têm graça nenhuma – ,mas ao menos a AR tem novo tema para brincarem como adoram – A Teresa Ricou tem aqui tantos temas para serem representados pelos seus Palhaços – não não creio que queira – Seixas da Costa – falou a sério destas inseriedades todas

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s