O organograma do Grupo Espírito Santo

RF - blog

Como prometido, aqui está o organograma mais completo possível do grupo Espírito Santo. Este esquema reflete a estrutura do grupo à data de 1 de janeiro de 2014, depois de ter sofrido várias alterações – que a complexificaram – em larga medida fruto das dificuldades económicas e de financiamento (em estreita medida fruto das necessidades de planeamento fiscal). Mas essa é uma outra história.

Nota: muitos obrigadas à Rita Gorgulho pela ajuda gráfica. Todos os erros que o esquema possa ter (esperemos que nenhum) são da minha absoluta responsabilidade. Os nomes e percentagens foram retirados de documentos oficiais, exceto no que diz respeito aos acionistas da Espírito Santo International (ESI). Por falta de outras fontes, os nomes que surgem ligados à ESI são sobretudo baseados em informações divulgadas pela comunicação social. Álvaro Sobrinho foi acionista mas vendeu a posição antes da crise do grupo.

Anúncios

10 thoughts on “O organograma do Grupo Espírito Santo

  1. Muito interessante. Quando comecei a ver o organograma pensei para os meus botões: isto até nem me parece muito fora do comum, tendo e conta a estrutura bizantina do típico grupo português. No entanto, quando se chega à área financeira parece que temos uma explosão de ligações que tornam tudo opaco.

    Penso que é muito legítimo questionar a necessidade, para a boa governação das empresas, deste tipo de estruturas. Aposto que as figuras nos órgãos de administração se repetem em empresa após empresa tornando tudo mais uma amalgama de empresas do que um grupo.

    Já agora. Estive à procura no blog e não encontro a licença de utilização deste material. Se puder clarificar seria bom.

    Gostar

  2. Boas. Obrigado pelo trabalho! Estava a ver aqui o seu trabalho e penso que falta aqui o Banco Espirito Santo dos Açores o qual o BES tinha uma participação de cerca de 50 e tal % e o resto era detida por várias Santas Casas da Misericórdia da nossa região mais o Grupo Bensaúde. Os relatórios e contas (incluindo estrutura accionista) estão disponiveis em “www.besdosacores.pt” Cumprimentos

    Gostar

    • Estou consciente da sua existência, mas a verdade é que não constava dos esquemas que utilizámos como fonte, e tive algum receio de acrescentar muitas coisas. A ES informática era detida a 100% pelo BES, ou estou errada? (passou para o Novo Banco)

      Gostar

    • Tem toda a razão, mas a verdade é que ainda não conseguimos perceber quem são. Das várias vezes que perguntei, a resposta que obtive é que eram pequenos acionistas sem grande importância. Mas vou tentar fazer requerimentos para obter essa informação.

      Gostar

  3. Como é que alguém consegue assegurar o bom funcionamento desta salada de empresas? Será que sou eu que sou assim tão minimalista que não consigo entender?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s